A Matemática na Construção Civil

01

Construção Civil 

Qualquer obra de construção civil requer o mínimo de conhecimento matemático por pedreiros, mestre de obra e serventes.

 

No ramo da construção civil, que é o foco deste trabalho, pode-se afirmar que todos os processos de construção de uma obra, necessitam de cálculos matemáticos, em especial geométricos, para serem realizados. Pode-se dizer que, desde a elaboração da planta, até o acabamento da obra, a matemática está presente.

TEOREMA DE PITÁGORAS

 

  • É usado desde o início da obra, em sua demarcação inicial até o acabamento final, colocação dos pisos muitas vezes o pedreiro utiliza ângulos retos, utilizando então o Teorema de Pitágoras.

02

Ao marcarem 30 cm e 40 cm em duas laterais de paredes que se interceptam e depois unirem esses pontos para encontrarem uma medida equivalente a 50 cm, os pedreiros conseguem um ângulo reto, isto é uma aplicação prática do Teorema de Pitágoras. É o que na linguagem dos pedreiros é chamado de “deixar no esquadro”.

 

É o que na linguagem dos pedreiros é chamado de “deixar no esquadro”. Veja:

Pelo teorema de Pitágoras tem-se:

50² = 30² + 40²

h² = b² + c²

hip² = cat² + cat²

 

Ou seja: “O quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.” Esse teorema é uma relação entre as medidas dos lados de qualquer triângulo retângulo, e foi descoberto alguns séculos antes de Cristo, comumente conhecido por Teorema de Pitágoras. Da mesma maneira que os antigos egípcios mediam suas terras, após as constantes enchentes do rio Nilo, utilizando-se de uma corda com 13 nós e 12 espaços (triângulo pitagórico 3,4 e 5); o pedreiro utiliza-se dessa mesma relação para demarcar a área a ser construída dentro do terreno.

 

Depois de esticada uma linha paralela (p) à frente do terreno, o pedreiro estica uma nova linha (b), provisoriamente. Então crava uma estaca (e-1) a 3 metros da primeira linha e, uma outra estaca (e-2), 4 metros sobre a linha paralela. Medindo a distância (d) entre as duas estacas o valor correto deverá ser de 5 metros. Se a medida for maior ou menor que 5 metros, a primeira estaca terá que ser deslocada até que se consiga essa medida.

03

Durante o levantamento de paredes de uma casa o pedreiro  se depara com um problema matemático, que é calcular a área do tijolo, multiplicando seu cumprimento por sua largura, e divide 1 metro quadrado pelo produto obtido, sendo assim ele encontra quantos tijolos será necessário para o levantamento de cada metro quadrado da parede.

04

Depois de levantadas as paredes, o pedreiro inicia a etapa  da construção da cobertura da casa, que depois de escolher o tipo da telha, terá que calcular a porcentagem da inclinação, o cálculo da inclinação é feito por meio de uma relação entre altura e comprimento, essa inclinação depende do tipo da telha. Depois de concluir esta etapa o pedreiro efetua o cálculo da quantidade de telhas necessárias para a cobertura do  telhado, e para isso acontecer leva em conta a área útil de cada tipo de telha.

05

A tesoura é uma estrutura de madeira com a forma da figura abaixo. Veja quantos triângulos as vigas estão formando.

06

Na fase do acabamento da construção, durante a colocação dos pisos, o pedreiro utiliza cálculo de áreas, ângulos e retas, e as quatro operações básicas que estão presentes em quase todo desenvolvimento da construção.

foto isa 12

Podemos concluir que é usado a todo momento a matemática na construção  civil. A matemática nessa profissão é uma ligação entre a teoria e a prática.

 

 

 

Deixe um comentário